Proposta do Geoparque Ciclo do Ouro (GCO) de Guarulhos é apresentada em evento na cidade

No dia 13 de dezembro de 2012 a pesquisadora do Instituto Geológico (IG) Annabel Perez-Aguilar participou da apresentação do capítulo do livro Geoparque Ciclo do Ouro, Guarulhos, SP (GCO) realizada no Hotel Bristol de Guarulhos. Este capítulo faz parte do livro GEOPARQUES DO BRASIL-PROPOSTAS, lançado em outubro pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) durante o 46° Congresso Brasileiro de Geologia. A apresentação foi realizada pelos diversos autores deste capítulo: a pesquisadora apresentou a caracterização e contextualização geológica, assim como aspetos dos diferentes geossítios da proposta; o geólogo Edson José de Barros apresentou contextualização do Geoparque associado às diferentes unidades de conservação que abrange; o geólogo e professor Márcio Roberto Magalhães de Andrade apresentou uma síntese histórica da evolução dos trabalhos de pesquisa no contexto do Geoparque; o historiador Elton Soares de Oliveira apresentou aspectos históricos da ocupação negra no município de Guarulhos.

Com 17 capítulos o livro contempla propostas de todo Brasil. O capítulo do GCO coroa os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho (GT) encarregado de implantar este Geoparque. Neste GT participam, além do Instituto Geológico, órgãos da Prefeitura de Guarulhos, Universidades, Entidades Religiosas, Proprietários e Organizações não Governamentais. Neste capítulo são descritos aspectos geológicos, geomorfológicos, arqueológicos, históricos e culturais associados à lavra de ouro na região de Guarulhos durante o período colonial. O GCO está conformado por geossítios de especial importância científica, raridade e beleza geológica, assim como didáticos. No seu escopo estão também associados sítios de valor cultural, histórico, arqueológico e ecológico, associados à gênese e exploração de ouro, a partir do século XVI.

Durante o evento foi exposto um painel mostrando a geologia do GCO associado a amostras de rochas das principais unidades geológicas do mesmo, assim como foram exibidos diversos painéis sobre as áreas de proteção e diversos trabalhos científicos publicados na área de abrangência da proposta. Durante o evento foi divulgado a disponibilidade de orçamento junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos para a implantação de três geossítios do GCO durante o transcurso de 2013 associados a ações de educação e turismo. Também foi feita a entrega de um exemplar do livro ao Secretário do Meio Ambiente de Guarulhos, Dr. Marco Aurélio Cardoso Carvalho.