Painéis informativos do Projeto Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo são instalados no Morro do Diabo

No dia 10 de agosto de 2012, técnicos do Instituto Geológico (IG) estiveram presentes durante a solenidade de reabertura da trilha do Morro do Diabo, situada no Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD), no município de Teodoro Sampaio (SP). A formação geológica e geomorfológica é a maior atração turística da cidade e um dos principais atrativos do Pontal do Paranapanema.

Participaram da cerimônia de reabertura o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, o diretor executivo da Fundação Florestal (FF), Olavo Reino Francisco, os gestores do PEMD, Andréa Soares Pires e Helder Henrique de Faria e autoridades locais. O Instituto Geológico foi representado pelos servidores Diego Grola, Márcio Félix e Rafael Galdino.

Como parte do projeto Trilhas de São Paulo, da Secretaria do Meio Ambiente, o percurso de 1,2 mil metros que leva ao cume do morro foi reestruturado e ganhou um conjunto de novos painéis interpretativos. O IG, por meio dos núcleos de Monumentos Geológicos, Geologia Geral, Geomorfologia, Publicações e Recursos Audiovisuais, e do Centro Museu Geológico, desenvolveu dois painéis que explicam aspectos da geologia e geomorfologia do Morro do Diabo. Um desses painéis – que são os primeiros implantados pelo Projeto Monumentos Geológicos do Estado de São Paulo – foi desenvolvido com auxílio do Professor Luiz Alberto Fernandes, da Universidade Federal do Paraná. A implantação dos painéis foi feita em parceria com a Fundação Florestal e com os gestores do PEMD.

O Projeto Monumentos Geológicos, desenvolvido pelo Núcleo de Monumentos Geológicos do IG, realiza ações de caracterização, conservação e divulgação dos sítios geológicos presentes no Estado de São Paulo.