Cavernas do PETAR – uma aventura subterrânea

Localizado no sul do Estado, entre os municípios de Iporanga e Apiaí, o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) integra um corredor ecológico com a maior porção de Mata Atlântica preservada do País. Além disso, abriga uma área de grande interesse geológico, pois diversas cavernas podem ser encontradas no Parque (são mais de 200 cavernas conhecidas). Essas cavidades naturais, formadas pela ação erosiva das águas sobre as rochas calcárias existentes na região, constituem o principal atrativo do local.

O PETAR é dividido em 4 núcleos de visitação: Santana, Ouro Grosso, Casa da Pedra e Caboclos. Não deixe de visitar: Grutas de Morro Preto e Água Suja; Caverna de Santana com o salão natural Taqueupa, classificado entre os mais belos e ornamentados do mundo; e Casa de Pedra, com o maior pórtico (abertura) do mundo, com 230 metros de altura.

Na região existem diversas pousadas, além de agências que promovem o turismo de aventura. O acesso, a partir de São Paulo, pode ser feito através das rodovias Régis Bittencourt ou Castelo Branco. Mais informações podem ser encontradas com a Fundação Florestal: pelo telefone (15) 3552-1875.

Consulte também o site http://www.ambiente.sp.gov.br/petar/